-
Arquitetos: Janez Nguyen Architects, Linia A&U
- Área: 600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Benoit Florençon + TECHNOGRAPHE
-
Fabricantes: LIGNOTREND, elZinc
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jardim de infância está localizado no hospital de Saint Louis, no 10º distrito de Paris. Situado em uma área patrimonial, o projeto desenvolve-se em um terreno de 350 m², ao lado de um jardim de infância existente para funcionários do hospital, com um jardim que será compartilhado entre as duas estruturas e que acolherá 48 berços. Como a cidade de Paris solicitou que o edifício fosse desmontável, os arquitetos optaram por métodos de construção secos e estruturas de madeira pré-fabricadas, permitindo uma possível desconstrução e futura reutilização do edifício em outro local.
O terreno proposto para o projeto é delimitado por uma rua curva e um jardim existente que define a forma do edifício.
Fachadas diferentes caracterizam o edifício. A primeira fachada do edifício, conectada ao espaço público, é revestida com zinco pré-temperado para melhor integração no entorno parisiense. Este revestimento tem o papel de um envelope protetor, com um toque contemporâneo e um padrão perfurado que se inspira nas janelas da capela Saint-Louis ao lado do terreno. As janelas de pé-direito duplo de madeira reinterpretam as esquadrias do edifício frontal e ajudam a minimizar a escala do edifício, graças ao padrão da malha.
A segunda fachada está oculta da vista externa e se abre em direção a um jardim protegido do jardim de infância existente. Seu tratamento contrasta com o resto do edifício: mais transparente e permeável, criando uma relação direta com o jardim compartilhado, e permitindo que a luz atravesse os espaços. A fachada envidraçada revela também as estruturas de madeira do edifício (colunas e vigas de madeira laminada) e os módulos da estrutura. O recuo no primeiro pavimento cria um terraço ao ar livre parcialmente coberto.
A terceira fachada é o telhado verde do edifício que recria o jardim presente no hospital antes do projeto. Ele contribui para a retenção de água e preserva a biodiversidade, oferecendo um espaço acessível às aves e insetos.
A organização espacial do projeto gira em torno de uma rua central interna no eixo do acesso principal que conecta os dois pavimentos, cada um deles abrigando uma creche. Esta ampla circulação permite atividades pontuais quando é necessário espaço extra. O local atende também, no lado oeste, em conexão com a fachada de zinco, os escritórios, área de funcionários, assim como as áreas técnicas. Por outro lado, dá acesso aos espaços dedicados às crianças que se abrem para o jardim. O pavimento superior, também tem acesso ao terraço.
Os desafios de realizar o projeto em tal contexto foram múltiplos: integração em um ambiente histórico regulamentado, manutenção das atividades hospitalares durante a construção, e uma pegada muito limitada no canteiro de obras.